Antropologia USP
Estarão abertas no período de 16 a 20 de agosto de 2010 as inscrições para o preenchimento de vagas de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social para o 1º semestre de 2011.
Read More
Da Inscrição:
Documentos necessários para a Inscrição:
  1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido
  2. cópia xerox do diploma ou,  na falta deste, certificado de conclusão do Curso Superior onde conste a data da colação de grau;
  3. cópia xerox do Histórico Escolar de Graduação;
  4. currículo vitae (sem comprovantes), preferencialmente no formato Lattes (CNPq)
  5. cópia  de Carteira de Identidade e CPF
  6. cópia do RNE ou Passaporte (p/ estrangeiros)
  7. comprovante do pagamento da taxa de inscrição de R$ 50,00
  8. Diploma de Mestre  (só para as inscrições em Doutorado dos candidatos que obtiveram seus títulos fora da USP)
  9. Pagamento de taxa de R$ 50,00. Clique aqui para gerar boleto.
10.Termo de Compromisso – para preenchimento dos interessados que ainda não colaram grau (graduação)
11.Termo de Mestrado – para preenchimento dos interessados em inscrever-se no doutorado e que ainda nao defenderam o mestrado.
Documentos necessários para a Seleção:
Os projetos de pesquisa deverão ser encaminhados no período de 8 a 10 de setembro de 2010, somente pelos candidatos aprovados na etapa das provas de Mestrado e de Doutorado, conforme as especificações abaixo:
Mestrado:
  • 04 (quatro) vias do Projeto de Pesquisa (modelo)
  • 04 (quatro) vias do Currículo (modelo)
  • 04 (quatro) vias do Histórico Escolar da graduação
Doutorado:
  • 04 (quatro) vias do Projeto de Pesquisa (modelo). Recomenda-se que o projeto, tanto para o mestrado como para o doutorado, não ultrapasse 15 páginas.
  • 04 (quatro) vias do Currículo Lattes – (site do CNPq: http://www.cnpq.br/)
  • 01 (uma) cópia da Dissertação de Mestrado se houver
Local de entrega dos documentos:
Secretaria de Pós-Graduação em Antropologia Social
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 1067
Av. Prof. Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária - São Paulo - SP
Horário de atendimento: das 09h00 às 18h00 - e-mail: ppgas@usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .
Telefone: (11) 3091-3779 – fax: (11) 3091-3163.
Da Seleção:
Critérios e Procedimentos de Seleção para Ingresso:
O ingresso no Programa de Pós-graduação em Antropologia Social rege-se pelo Regimento da Pós-Graduação USP e pelas Normas e Procedimentos da Pós-graduação na FFLCH/USP. Anualmente, o programa seleciona candidatos para o Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Ao inscrever-se, o candidato indica o docente por quem pretende ser orientado, dentre os constantes de uma lista de orientadores credenciados para orientar em nível de mestrado, ou de mestrado e doutorado, e que abrem vaga naquele ano (ver ao final do texto). Ao indicar o orientador, o candidato deve levar em conta a adequação do seu projeto à linha de pesquisa desenvolvida pelo docente escolhido.
A Comissão Coordenadora do Programa indicará duas Bancas Examinadoras (uma para a seleção Mestrado e outra para o Doutorado), cada qual composta de três docentes do corpo permanente do Programa. As Bancas serão responsáveis:
  • Pela preparação e avaliação da prova escrita e das provas de língua estrangeira;
  • Pela leitura e avaliação dos projetos e outros documentos pertinentes;
  • Pela entrevista dos candidatos;
  • Pela classificação dos candidatos mediante a média das notas obtidas na prova escrita e na etapa da entrevista.

Seleção de candidatos para o Mestrado

O processo seletivo dos candidatos a Mestrado será realizado mediante duas etapas: provas eliminatórias e entrevista.
I. Etapa das Provas
As provas têm caráter eliminatório e compreendem duas fases:
I. (a) Prova escrita. Com base na bibliografia divulgada nesta página, a Banca Examinadora de Mestrado elaborará três questões, das quais duas deverão ser desenvolvidas por escrito pelo candidato. A prova terá a duração de quatro horas. Não será permitida a consulta a nenhum material e nem o uso de computador. Qualquer consulta implicará a reprovação do candidato. Para efeito da prova teórica, os candidatos serão identificados apenas por um número, gerados pela Coordenação do Programa, com esse único propósito.
Os candidatos receberão nesta prova uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7,0 (sete). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovados” e “reprovados”.
I. (b) Proficiência em uma língua estrangeira. Os candidatos aprovados na fase anterior realizarão a prova de proficiência em língua estrangeira. Poderá escolher inglês ou francês para a prova, que será baseada na leitura de um texto. O candidato deverá responder, em português, a uma série de questões. Será permitido o uso de dicionário.
Não terão validade, para efeito desta seleção, os exames de proficiência em língua estrangeira realizados no âmbito da FFLCH ou fora dele, por candidatos aprovados ou não em outros processos seletivos,
Os candidatos receberão nesta prova uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 5,0 (cinco). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovados” e “reprovados”.

II. Etapa da Entrevista

Nesta etapa, o candidato será avaliado pela Banca Examinadora de Mestrado em relação a três itens: a) a qualidade do projeto de pesquisa, em sua consistência e viabilidade; b) a qualidade de seu Curriculum Vitae e sua experiência em participação em pesquisa (iniciação científica ou atividade equivalente); c) sua desenvoltura na exposição do projeto e na argumentação, durante a entrevista. A banca deverá atribuir uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) a cada item. O resultado desta etapa será a média destas três notas.
A Banca Examinadora tem por objetivo, nesta etapa, avaliar o potencial do candidato para cumprir, com qualidade e no tempo previsto, as atividades do programa de mestrado em Antropologia Social.
Todo potencial orientador deverá obrigatoriamente encaminhar ao Programa um parecer sobre o projeto do candidato, preenchido em formulário apropriado fornecido pela Secretaria.
O candidato que não encaminhar projeto de pesquisa dentro do prazo previsto por este Edital será automaticamente excluído do processo de seleção.

III. Resultados da Seleção:

A ordem de classificação final será dada pela Banca Examinadora de Mestrado em função das médias finais obtidas pelos candidatos. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou maior que 7,0 (sete), consideradas as notas obtidas na prova escrita e na etapa da entrevista. Para fins de classificação a Banca poderá utilizar a nota da prova de língua estrangeira como critério de desempate.

Seleção de candidatos para o Doutorado

O processo seletivo dos candidatos a Doutorado será realizado mediante duas etapas: provas eliminatórias e entrevista.
I. Etapa das Provas:
As provas têm caráter eliminatório e compreendem duas etapas:
I. (a) Prova escrita. Com base na bibliografia divulgada nesta página, a Banca Examinadora de Doutorado elaborará duas questões, das quais uma deverá ser desenvolvida por escrito pelo candidato. A prova terá a duração de quatro horas. Será permitida a consulta a livros e material escrito. Não será permitido o uso de computador. Para efeito da prova teórica, os candidatos, serão identificados apenas por um número, gerados pela Coordenação do Programa, com esse único propósito.
Os candidatos receberão nesta prova uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 7,0 (sete). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovados” e “reprovados”.
I. (b) Proficiência em língua estrangeira. O candidato deverá demonstrar proficiência em duas línguas estrangeiras: inglês ou francês. A prova será baseada na leitura de um texto em inglês e de outro em francês. O candidato deverá responder, em português, a uma série de questões. Será permitido o uso de dicionário.
Os candidatos ao doutorado portadores de título de Mestre poderão solicitar aproveitamento do exame de proficiência da língua em que foram aprovados no Mestrado (inglês ou francês) apresentando, no ato da inscrição, documento de aprovação em proficiência obtido em seu programa de origem. Nesse caso, o exame de proficiência será feito obrigatoriamente em língua diferente (inglês ou francês) daquela em que já foi aprovado no mestrado.
Não terão validade, para efeito desta seleção, os exames de proficiência em língua estrangeira realizados no âmbito da FFLCH ou fora dele, por candidatos aprovados ou não em outros processos seletivos,
Os candidatos receberão nesta prova uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo aprovados aqueles com média igual ou superior a 5,0 (cinco). Para efeito de divulgação, nesta etapa, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovados” e “reprovados”.
II. Etapa da Entrevista
Nesta etapa, o candidato será avaliado pela Banca Examinadora de Doutorado em relação a três itens: a) a qualidade do projeto de pesquisa, em sua consistência e viabilidade; b) a qualidade de seu Curriculum Lattes, levando em conta a dissertação de mestrado, se houver; c) sua desenvoltura na exposição do projeto e na argumentação, durante a entrevista. A banca deverá atribuir uma nota de 0 (zero) a 10,0 (dez) a cada item. O resultado desta etapa será a média destas três notas.
A Banca Examinadora tem por objetivo, nesta etapa, avaliar o potencial do candidato para cumprir, com excelência e no tempo previsto, as atividades do programa de doutorado em Antropologia Social.
Todo potencial orientador deverá obrigatoriamente encaminhar ao Programa um parecer sobre o projeto do candidato, preenchido em formulário apropriado fornecido pela Secretaria.
O candidato que não encaminhar projeto de pesquisa dentro do prazo previsto por este Edital será automaticamente excluído do processo de seleção.
III. Resultados da Seleção
A ordem de classificação final será dada pela Banca Examinadora de Doutorado em função das médias finais obtidas pelos candidatos. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média igual ou maior que 7,0 (sete), consideradas as notas obtidas na prova escrita e na etapa da entrevista. Para fins de classificação a Banca poderá utilizar a nota da prova de língua estrangeira como critério de desempate.

Bolsas de estudo

Capes (M/D) e CNPq (M/D) - gerenciadas pela Comissão de Bolsas do Programa, mediante as cotas disponibilizadas pelas Agências. Os alunos interessados poderão solicitar estas bolsas por ofício encaminhado à Secretaria do Programa.
Fapesp - bolsa individual solicitada diretamente à Fapesp pelo aluno, com aval do orientador. (informações e formulários: www.fapesp.br)

§ Candidatos estrangeiros

1. Inscrição
Os candidatos estrangeiros devem apresentar documento comprobatório de proficiência em língua portuguesa no ato da inscrição e ter ciência de que, se selecionados, após o processo seletivo, deverão apresentar cópia do R.N.E. (Registro Nacional de Estrangeiro), obtido junto à Polícia Federal no Brasil, sem o que não poderão efetuar matrícula e dar início ao programa.
2. Taxa de inscrição
Candidatos que se encontram no exterior estão dispensados de pagar a taxa no ato de inscrição. Se selecionado, porém, o candidato deverá pagar essa taxa ao efetuar a primeira matrícula.
Candidatos que se encontram no Brasil devem pagar a taxa normalmente. Após o pagamento, anexar à documentação da inscrição o comprovante original de depósito ou recibo do pagamento.
Observação: Em caso de desistência do processo seletivo ou em qualquer outra situação, não será devolvida a taxa de inscrição.
3. Exames e entrevistas:

Os candidatos estrangeiros deverão participar do processo seletivo do programa, nos respectivos níveis de Mestrado e Doutorado, conforme especificado no presente Edital.

Candidatos estrangeiros com bolsa PEC/PG

Os candidatos estrangeiros bolsistas do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação – PEC-PG são dispensados das provas escritas e entrevistas.

Para maiores informações sobre o convênio PEC-PG, os interessados deverão dirigir-se à Embaixada do Brasil em seu país ou consultar a página da Capes na Internet -www.capes.gov.br


Calendário da seleção de candidatos para ingresso em 2011

(Atenção para os calendários distintos do Mestrado e do Doutorado!)

Mestrado:

  • 16 a 20 de agosto de 2010 – Entrega dos documentos para a Inscrição.
  • 25 de agosto (4ª. Feira) – 9h30 – Prova eliminatória escrita do Mestrado.
  • 1º. de setembro (4ª. Feira) – 19h00 – Divulgação da lista de aprovados na prova eliminatória escrita do Mestrado.
  • 3 de setembro (6ª. Feira) – 9h30 – Prova eliminatória de língua estrangeira do Mestrado.
  • 6 de setembro (2ª. Feira) – 15h00 – Divulgação (no site) do resultado da prova de língua estrangeira do Mestrado.
  • 8 a 10 de setembro – Entrega dos projetos de pesquisa (somente candidatos aprovados na etapa das provas eliminatórias).
  • 30 de setembro (5ª. Feira) – 19h00 – Divulgação dos horários de entrevistas do Mestrado
  • 4 a 8 de outubro – Entrevistas do Mestrado.
  • 8 de outubro (6ª. Feira) – 19h00 – Divulgação do resultado final dos aprovados na seleção do Mestrado.
Os resultados de cada etapa, bem como o resultado final, serão afixados na Secretaria do Programa e poderão ser consultados nesta página do Departamento de Antropologia.

Doutorado:

  • 16 a 20 de agosto de 2010 – Entrega dos documentos para a Inscrição.
  • 30 de agosto (2ª. Feira) – 9h30 – Prova eliminatória escrita do Doutorado.
  • 2 de setembro (5ª. Feira) – 19h00 – Divulgação da lista de aprovados na prova eliminatória escrita do Doutorado.
  • 3 de setembro (6ª. Feira) – 9h30 – Prova eliminatória de língua estrangeira do Doutorado.
  • 6 de setembro (2ª. Feira) –15h00 – Divulgação (no site) do resultado da prova de língua estrangeira do Doutorado.
  • 8 a 10 de setembro – Entrega dos projetos de pesquisa (somente candidatos aprovados na etapa das provas eliminatórias).
  • 20 de setembro (2ª. Feira) – 19h00 – Divulgação dos horários de entrevistas do Doutorado.
  • 22 a 29 de setembro – Entrevistas do Doutorado.
  • 30 de setembro (5ª. Feira) – 19h00 – Divulgação do resultado final dos aprovados na seleção do Doutorado.
Os resultados de cada etapa, bem como o resultado final, serão afixados na Secretaria do Programa e poderão ser consultados nesta página do Departamento de Antropologia.

Bibliografia para as provas escritas (Indicada pelas Bancas Examinadoras):
Mestrado:
BARTH, F. “Os grupos étnicos e suas fronteiras”. In: ___. O guru, o iniciador e outras variações antropológicas. Rio de Janeiro, Contracapa, 2000, r.25-67.
CUNHA, M. C. Cultura com aspas. São Paulo, CosacNaify, 2009, caps. 13, 14, 15 e 16, r. 223-274.
DOUGLAS, M. Pureza e perigo. São Paulo, Perspectiva, 1976.
EVANS-PRITCHARD, E.E. Os nuer. São Paulo, Perspectiva, 2007.
LEACH, E. Sistemas políticos da Alta Birmânia. São Paulo, EDUSP, 1995.
LÉVI-STRAUSS, C. “O feiticeiro e sua magia” e “A eficácia simbólica”. In: ___. Antropologia estrutural. São Paulo, CosacNaify, 2008.
MAUSS, Marcel. “As técnicas do corpo”. In: ___. Sociologia e antropologia. São Paulo, Cosac & Naify, 2005.
SAHLINS, Marshall. Ilhas de história, Rio de Janeiro, Zahar, 1990.

Doutorado:

CUNHA, M.C. Cultura com aspas. São Paulo, Cosac Naify, 2009.
GEERTZ, C. Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
LÉVI-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. Campinas, Papirus, 2005.
MALINOWSKI, B. “Introdução: tema, método e objetivo desta pesquisa”. In: ___. Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo, Abril Cultural, várias edições.
MAUSS, M. Sociologia e antropologia. São Paulo, Cosac & Naify, 2005.
SAHLINS, M. Cultura na prática. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 2002.
STRATHERN, M. Property, substance and effect. Anthropological essays on persons and things. London, Athlone Press, 1999.
VIVEIROS DE CASTRO, E. A inconstância da alma selvagem. São Paulo, Cosac&Naify, 2002.
WACQUANT, Loïc. Corpo e alma. Notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002.

Modelo de Projeto de Pesquisa

  1. Título:
  2. Tema:
  3. Problemática:
  4. Hipótese e Objetivos:
  5. Metodologia:
  6. Bibliografia:
  7. Cronograma:
Observar o limite máximo de 15 páginas

Modelo de currículo

1. Dados Pessoais;

Nome: 
Data e local de Nascimento: 
Nacionalidade: 
Filiação: 
Estado Civil: 
Endereço: 
Telefone: 
E-mail:
Documentos: Cédula de Identidade; CPF:

2. Formação Científica:

2.1. Diplomas e títulos acadêmicos:

3. Atividades Profissionais:

4. Atividades Pesquisa:

5. Bolsas de estudo obtidas

(Instituições outorgantes e período)

6. Participação em Congressos, Seminários, Conferências e Debates.

(Com apresentação de trabalho)

7. Produção: (em Revista Científica)

7.1. Livros/capítulos e coletâneas 
7.2. Artigos em revistas
7.3. Editoriais prefácios apresentações resenhas, catálogos 
7.4. Vídeos, filmes, exposições.

8. Outras Experiências consideradas relevantes para a sua formação.

Número global de vagas(Mestrado e Doutorado): 50
Corpo Docente e Linhas de Pesquisa
Ana Claudia Duarte Rocha Marques (M/D)
Antropologia da Política e do Direito/ Antropologia Rural
Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer (M/D)
Antropologia da Política e do Direito
Beatriz Perrone-Moisés (M/D)
Etnologia Indígena
Carlos Moreira Serrano (M/D)
Antropologia das Populações Afro-brasileiras e Africanas
Dominique Tilkin Gallois (M/D)
Etnologia Indígena
Fernanda Areas Peixoto (M/D)
Antropologia das Formas Expressivas/ Antropologia e História
Heitor Frúgoli Jr (M/D)
Antropologia Urbana
Heloisa Buarque de Almeida (M)
Marcadores Sociais da Diferença
John Cowart Dawsey (M/D)
Antropologia da Formas Expressivas
José Guilherme Cantor Magnani (M/D)
Antropologia Urbana
Júlio Assis Simões (M/D)
Marcadores Sociais da Diferença /Antropologia da Política e do Direito
Kabengele Munanga (M/D)
Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e Africanas
Laura Moutinho da Silva (M/D)
Marcadores Sociais da Diferença
Lilia Katri Moritz Schwarcz (M/D)
Antropologia e História/ Marcadores Sociais da Diferença
Márcio Ferreira da Silva (M/D)
Etnologia Indígena
Margarida Maria Moura (M/D)
Antropologia Rural
Marta Rosa Amoroso (M/D)
Etnologia Indígena
Paula Montero (M/D)
Religiosidade Popular e Instituições Religiosas
Renato Sztutman (M)
Etnologia Indígena
Rose Satiko Gitirana Hikiji (M/D)
Antropologia das Formas Expressivas
Sylvia Caiuby Novaes (M/D)
Antropologia das Formas Expressivas
Vagner Gonçalves da Silva (M/D)
Antropologia das Populações Afro-brasileiras e Africanas









1RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS PARA O MESTRADOWebmaster1576
2RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS NO DOUTORADOSecretaria PPGAS996
3Divulgação dos horários de entrevistas do doutoradoWebmaster685
4Relação dos candidatos do Mestrado e Doutorado aprovados em proficiência em língua estrangeiraSecretaria PPGAS1087
5Processo de Seleção 2011: Prova de língua estrangeiraWebmaster440
6Processo de Seleção 2011: Relação dos candidatos aprovados na prova escrita - DoutoradoWebmaster875
7Processo de Seleção - 2011: Candidatos aprovados na prova escrita - MestradoWebmaster1708
8Processo de Seleção 2011Webmaster1255
9Modelo do CurrículoWebmaster442
10Modelo do Projeto de PesquisaWebmaster974
11Edital de Seleção do PPGAS para ingresso em 2011Webmaster962
12Entrevista para DoutoradoWebmaster1236
13Entrevista para MestradoWebmaster1789
14Relação dos candidatos aprovados na prova escrita de DoutoradoWebmaster646
15Relação dos candidatos aprovados na prova escrita de MestradoWebmaster928
16Relação dos candidatos inscritos para o Processo de Seleção 2010Webmaster3043
17Edital do concurso para ingresso em 2010