Antropologia USP

Lista de selecionados do Projeto Resenhas 2011

Com imenso prazer divulgamos a lista de selecionados do Projeto Resenhas 2011.

Recebemos 104 propostas, dentre as quais foram selecionados dez candidatos para resenhar as obras indicadas.
 
Os critérios de seleção seguem os conceitos Qualis/CAPES, no que tange, principalmente, à diversidade regional e institucional, dentre outros itens.


Gostaríamos de ressaltar que um critério importante utilizado pela Comissão foi a titulação dos candidatos. Considerando que nossas contribuições são, em sua maioria, de pós graduandos, pós graduados e docentes das mais diversas instituições do país e do exterior, optamos por priorizar inscritos de menor titulação: graduandos, bacharéis e mestrandos. Com intuito de manter e aprimorar sempre a qualidade de nossa publicação, acreditamos na importância de reunir trabalhos de profissionais nas mais variadas etapas de suas carreiras.   

Lembramos ainda que a Cadernos de Campo é uma publicação anual, dedicada a divulgar trabalhos que versem sobre temas, resultados de pesquisas e modelos teórico-metodológicos de interesse para o debate antropológico contemporâneo e que possam contribuir no desenvolvimento de pesquisas em nível de pós-graduação, no país e no exterior. A revista aceita periodicamente contribuições no formato de artigos e ensaios inéditos, traduções, resenhas, entrevistas e produções estéticas.

Desse modo, deixamos nosso convite para contribuições futuras, e convidamos autores de livros publicados a partir de 2010, interessados em ter seus respectivos títulos incluídos em nosso próximo Projeto Resenhas, a nos enviar um exemplar.  

 
Os candidatos selecionados são:
 

Daniel de Oliveira Cunha, Universidade de São Paulo, USP.
Angola: Nascimento de uma Nação. Um estudo sobre a construção da identidade nacional. Carlos Serrano. Luanda: Edições Kilombelembe, 2009.

Michely Aline Jorge Espíndola, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.
As Paredes, a Paisagem: as formas de morte, as possibilidades da vida. Euler Sandeville Jr. São Paulo: Plêiade/ Instituto Aion, 2011.

Janaína Ferreira Fernandes, Universidade de Brasília, UnB.
Deus é feiticeiro. Prática e disputa nas missões católicas em Angola colonial.  Iracema Dulley. São Paulo: Annablume, 2010.
 
Lucas de Mendonça Marques & Olavo de Souza Pinto Filho, Universidade de Brasília, UnB.
Dos Yorubá ao Candomblé Ketu: origens, tradições e continuidades. Aulo Barreti Filho (organizador). São Paulo: EDUSP, 2010.

Thiago Brandão Peres, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
Falando da Sociedade: ensaios sobre as diferentes maneiras de representar o social. Howard Becker. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

Will Lucas Silva Pena, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.
Militão Augusto de Azevedo: fotografia, história e antropologia. Íris Araújo. São Paulo: Alameda, 2010.

Natalia Alves Cardoso Orlandi Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.
Nas Redes do Sexo: os bastidores do pornô brasileiro. Maria Elvira Díaz Benitez. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Mirela Massia Sanfelice, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM.
Olhares femininos sobre o Islã: etnografias, metodologias e imagens. Francirosy Ferreira (organizadora). São Paulo: Hucitec, 2010.

Lucas Pereira das Neves Souza Lima, Universidade de Brasília, UnB.
Peregrinos do Sertão Profundo: Uma Etnografia da Música de Elomar Figueira Mello. André-Kees de Moraes Schouten. São Paulo: Annablume, 2010.

Isabell de Kássia Mendonça Trindade, Universidade Federal do Maranhão, UFMA.
Religião, Raça e Identidade. Adroaldo Almeida, Lyndon Dantos, Sérgio Ferreti (organizadores). São Paulo: Paulinas, 2009.


Solicitamos aos candidatos selecionados que aguardem o contato da Comissão Editoral para seguimento do processo. 

_________

Agradecemos o interesse de todos em colaborar com a Cadernos de Campo,
Ficamos à disposição.
 
Cordialmente,

Rebeca Campos Ferreira
Comissão Editorial